Mundo Senai: Presidente da ACIM avalia instituição como fundamental para a qualificação de mão de obra

Teve encerramento na quinta-feira, dia10, a programação do Mundo Senai, que iniciou no dia 8, em todas as unidades da instituição no País. O evento é uma oportunidade para que os futuros profissionais conheçam mais sobre a indústria de sua região, descobrindo todos os caminhos que o Senai oferece para a melhor formação profissional.

O Mundo Senai revela novidades e oferece aos jovens, escolas e comunidade de todo o País palestras, mostra tecnológica, minicursos, orientação profissional, visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.

São diversas oportunidades de interação e um ambiente ideal para o contato com o conhecimento, onde o jovem pode experimentar e conhecer o universo das profissões e decidir com mais segurança qual carreira profissional deseja seguir.

“Como nas unidades do Senai em todo o país, Marabá não poderia ter ficado de fora”, afirma a diretora o Senai local, Carliane Primo, completando: “Tivemos aqui, nesses três dias, a participação de muitos alunos, tanto da comunidade interna quando da comunidade externa, exposição de algumas empresas parceiras, alunos de várias empresas de Marabá. A gente abre mesmo as portas da nossa unidade para que as pessoas possam se aproximar mais e conhecer de perto aquilo que a gente pode oferecer para eles”.

Para o empresário João Tatagiba, presidente da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), o Senai é um agente importantíssimo no cenário da mesorregião sul e sudeste do Estado, quanto à qualificação de mão de obra.

“A característica da região Norte – e na nossa mesorregião sul e sudeste do Pará não é diferente – é de uma economia pujante, uma economia que caminha. Mas, a reboque disso vem uma carência muito grande, que é de mão de obra qualificada. E eu acredito que, mais do que nunca, a gente precisa de atuação, dia após dia, dos agentes que possam contribuir para que a gente diminua essa dificuldade de mão de obra qualificada”.

Tatagiba acredita que, através desse programa, chamado Mundo Senai, a instituição cria um link entre a comunidade e as empresas que geram demandas. “Além de criar essa proximidade, o Senai oferece cursos de qualificação, fazendo com que isso gere oportunidades para aquela mão de obra que estava lá no mercado, sem demanda, sem condições de absorver algum posto de trabalho. É muito importante esse programa, porque, realmente, é onde a gente vê uma contribuição muito forte para que gente consiga absorver essa mão de obra, que a gente tem, sem qualificação”.

“O perfil da mão de obra da nossa região é uma mão de obra com pouca qualificação. E a contribuição que o Senai dá, com esse programa, é de suma importância para que a gente realmente avance e faça com que consigamos, com o passar do tempo, ocupar postos de trabalho com valor agregado em seus salários. E a gente possa diminuir as dificuldades. Dessa forma, eu quero dizer que o Senai está de parabéns e toda a nossa comunidade está de parabéns em receber essa programação chamada Mundo Senai”, conclui Tatagiba, que prestigiou a programação, onde esteve também a diretora de Relações Públicas da ACIM, Quelma Gonçalves.

(Ascom/ ACIM)