ACIM comemora 50 anos de fundação com Baile de Gala e condecorações

“Um momento marcante e inesquecível, que vai entrar para a história de Marabá”. Foi assim que muitos dos empresários e convidados que participaram do Baile de Gala que marcou os 50 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim) definiram o evento comemorativo.  Realizado em O Casarão e animado pela Banda Os Fevers, na noite de sábado (19), o baile reuniu associados, diretores, convidados e homenageados.

Para o presidente da Acim, João Tatagiba, não só para a Associação, mas para Marabá, foi um momento muito significativo: “É de grande valia que nós estejamos aqui comemorando 50 anos da Acim, a entidade que sempre trabalhou pelo desenvolvimento de Marabá, pelo emprego e renda e pelos grandes projetos para Marabá”.

Tatagiba reforça que a Acim sempre trabalhou pelo coletivo de Marabá e diz que foi com muito orgulho que todos comemoraram os 50 anos da entidade: “Parabéns, Marabá. Parabéns a toda a sociedade, porque o trabalho da Acim emana por toda a sociedade, criando geração de renda e empregos a todos os marabaenses”.

Foram muitas as homenagens que se sucederam após a abertura do evento. Todos os ex-presidentes, assim como o atual, receberam medalhas. O fundador da Associação Comercial, Lourival Augusto Macias, que criou a entidade em 19 de agosto de 1972, foi lembrado e teve sua memória reverenciada com a leitura do Histórico da fundação da Associação, há meio século, quando ele, já naquela época visando o crescimento e o desenvolvimento do comércio e da indústria locais, reuniu outros 61 empresários e fundou a entidade representativa da classe.

Um dos ex-presidentes homenageados (in memoriam) foi Gilberto Leite, pela sua dedicação como um dos mais atuantes e com um trabalho voltado não só pelo crescimento da Acim quanto pelo desenvolvimento da própria cidade e pelo fortalecimento do comércio e da indústria locais. Giba, como o chamavam carinhosamente na época seus colegas de diretoria, deixou seu nome marcado na história da Associação Comercial, até hoje sua atuação na Acim é lembrada com carinho.

Comenda João Corrêa da Rocha

Logo depois a Comenda João Corrêa da Rocha, a mais alta distinção da Acim, foi outorgada às seguintes personalidades:

Mascarenhas Carvalho – Jornalista, fundador do Jornal Correio do Tocantins, em 1983, veículo que durante 30 anos, sob sua direção, levou o nome de Marabá para o Estado, para o País e, com o advento da internet, para o mundo. Como associado da Acim, foram 15 anos de dedicação à entidade, colaborando efetivamente com seu crescimento.

Gilson Alves Pereira, Mirante Empreendimentos ­- Com relevantes investimentos no setor imobiliário, vem mudando em Marabá o modo de morar na cidade. Modernizando o mercado e levando o nome da cidade além divisas do Estado.

Winston Diamantino, Grupo Revemar – Por honrar o legado deixado pelo pai, José Francisco Diamantino, não só por manter milhares de empregos em Marabá, mas também por atravessar as fronteiras de Marabá e do Pará, expandindo o grupo a outras regiões do país.

César Olivi, Petrolivi – Líder no setor de combustíveis em Marabá, sempre lutou pelos interesses da classe, assim como apoia os novos empreendimentos do setor, tendo em vista a geração de empregos e renda na cidade.

Pastor Sales Batista. Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Marabá – Líder religioso que se destaca pelo apoio às causas sociais e pela disposição em sempre colaborar para amenizar o sofrimento daqueles que necessitam.

Pelo Conselho Superior, o homenageado será o conselheiro mais antigo, Delano Antônio Remor. Com seu trabalho no ramo de hotelaria, teve relevante atuação no desenvolvimento do setor na cidade, elevando a qualidade desse serviço em Marabá.

Sueli Pianho, presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIM, o ACIM Mulher – Tem realizado nos últimos dois anos, ao lado das demais conselheiras, um magnífico trabalho dirigido às mulheres empreendedoras da Associação, no tocante ao seu desenvolvimento e à inserção num mercado antes predominantemente masculino, além de encabeçar várias ações sociais.

João Ladeira Júnior, primeiro presidente do CONJOVE – O Conselho de Jovens Empresários da ACIM é um órgão importante, ao incentivar o associativismo dos jovens empreendedores, além de ter um trabalho voltado para aquecer e alavancar as vendas no comércio local, fora das épocas de grande movimentação, mantendo acesa a chama da geração de empregos e renda.

Para um dos homenageados, Gilson Alves Pereira, a “Associação Comercial é um órgão importantíssimo, na união dos empresários e para trazer desenvolvimento para a cidade, juntar o poder público e a iniciativa privada. Realmente um meio de se unir para desenvolver a região para dar emprego e renda para a população”.

Na opinião da empresária Aldina Tinan, a Acim é um braço forte no comércio, sempre incentivando, “trazendo boas novas”. “Então, nada mais justo que viver esse momento, compartilhando com as pessoas, com o mercado, com a sociedade e vivenciando essa data tão importante”.

O vocalista e líder da Banda The Fevers, Luiz Cláudio, disse foi um grande prazer ter recebido o convite para participar da comemoração dos 50 anos da Associação Comercial e Industrial de Marabá. “A primeira vez que estivemos aqui foi há 30 anos. Hoje Marabá está muito diferente. E o nosso desejo para Marabá é que tenha muito progresso”.

Mais flashes do grande Baile de Gala do Cinquentenário da ACIM

(Ascom/ACIM. Fotos: Maurício Rocha)