Presidente da ACIM participa de reunião da Faciapa com Sefa e Sedeme sobre a substituição tributária

O presidente da ACIM, João Tatagiba, participa nesta quarta-feira, 31, em Belém, de reunião do Conselho Diretor da Faciapa (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará). A pauta é a Revisão do Planejamento Estratégico para as ações de 2023. Porém, outro assunto muito relevante está em discussão: o Decreto Estadual 2.401/2022, que trata da substituição tributária para as empresas do ramo de materiais de construção.

Durante reuniões periódicas da Faciapa, que congrega todas as Associações Comerciais do Estado do Pará, vários assuntos são colocados em pauta, principalmente focando o fortalecimento dessas entidades empresariais que, “por sua vez, contribuem com o desenvolvimento local pelo apoio às empresas”, como enfatiza o presidente da Federação, Alberto Oliveira.

“Então, hoje nós estamos aqui justamente tratando de alguns pontos importantes para alavancar a nossa economia após a pandemia. E um dos assuntos principais é firmar parcerias estratégicas com outras entidades, como bancos e instituições como o Sebrae, que vão levar à capacitação e às negociações de crédito por meio das instituições bancárias”, ressalta o presidente da Faciapa.

Ao lado de outros quatro presidentes de associações da região, João Tatagiba participou de reunião com os secretários de Estado de Fazenda, René Oliveira e Souza Júnior; e de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando de Mendonça Gomes, onde o assunto foi a substituição tributária. Para Alberto Oliveira, o decreto é prejudicial, principalmente para as pequenas empresas, ligadas ao SIMPLES.

“Estamos discutindo isso e pedindo que seja revisto esse decreto, no sentido de que as pequenas empresas não serem prejudicadas com o aumento da sua carga tributária em razão dessa cobrança. Estamos conversando com o secretário de Fazenda, que se mostrou sensível ao assunto e prometeu que vai analisar o nosso pleito com muito carinho”, declarou ele.

Ascom/ACIM