Antiga reivindicação da ACIM, Sefa retira Posto Fiscal do Km 9 da Transamazônica e leva para São João

A inauguração, na manhã esta terça-feira, 30, do novo prédio da Cecomt (Coordenação Executiva de Controle de Mercadorias em Trânsito) – Posto Fiscal, da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), no Km 16 da Rodovia Transamazônica, em São João do Araguaia, representa, para a Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), o coroamento de uma antiga luta da entidade e uma vitória tanto do empresariado quanto da população local.

Até então, o Posto Fiscal ficava no Km 9 da Transamazônica, nas proximidades do quartel do 23º Batalhão de Logística de Selva e, nas horas de maior movimentação na estrada, causava transtornos no tráfego, devido à fila de caminhões de carga que se formava.

Essa também é uma boa notícia para os moradores dos residenciais Cidade Jardim, Delta Park e Total Ville, localizados ao longo da Transamazônica, que sofriam diariamente com os extensos congestionamentos ao longo da via, nos horários de pico.   

Além das solicitações feitas por gestões anteriores da ACIM, o atual presidente, João Tatagiba, esteve várias vezes em Belém, em contato com o secretário de Estado de Fazenda, René de Oliveira e Sousa Júnior, para tratar do assunto. O pedido foi reforçado em março passado, quando o coordenador regional da Sefa tomou posse na ACIM.

O secretário de Fazenda René Souza Júnior, e o secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, estiveram presentes na inauguração. Por motivo de força maior, Tatagiba foi representado pelo presidente do CONJOVE, Cyro Tida, e pelo associado Jefferson Barredo de Souza.

“Eu quero aqui agradecer a sensibilidade do secretário René com as nossas várias solicitações. No último ano, por exemplo foram três as cobranças ao Estado para poder mudar de local ou reestruturar os Postos Fiscais, já que estavam defasados e causando transtornos à cidade. Então, agradeço imensamente ao Governo do Estado”, disse João Tatagiba.

Ele reforça que se pode dizer, sim, que essa mudança foi uma solicitação da Associação Comercial e Industrial de Marabá: “Apenas um das várias que a ACIM tem feito ao governo e têm sido atendidas”.

Ascom/ACIM

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *