ACIM 50 anos – Do Baú da Associação: Como tudo começou!

A Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) já nasceu com o DNA do desenvolvimento. Seu idealizador, Lourival Augusto Macias, um comerciante que veio do Estado de Goiás, era lojista do ramo de eletrodomésticos, com a Loja Macidolar e, paralelamente, comprava peles de animais silvestres da região, importava trigo para a cidade e comercializava munição. Na época era permitido.

Os tempos eram áureos para o caucho e a castanha-do-pará. E o comércio da cidade começou crescer, mas os comerciantes encontravam barreiras para se desenvolverem, se modernizarem.  Era difícil usufruir de iniciativas do governo que beneficiavam o setor e também obter financiamentos.

Foi então que Lourival Macias, que também era maçom, começou a disseminar, entre outros comerciantes e irmãos da Maçonaria, a ideia da formação de uma associação para fortalecer os segmentos do comércio e da indústria.

Assim, em 19 de agosto de 1972, ele conseguiu reunir 62 comerciantes em uma assembleia geral, na qual foi lido e aprovado um Estatuto Social, do que se chamaria Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim). O próprio Lourival Macias foi eleito o primeiro presidente da Acim, ficando à frente da Associação até 1974. Depois, exerceu um segundo mandato como presidente, de 1980 a 1986.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *