ACIM, Fibralink e Segup se unem por mais segurança em Marabá

Com o objetivo de garantir maior segurança à sociedade marabaense, a Secretaria de Estado, de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Fibralink, por meio da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), estabeleceram um convênio que irá possibilitar que as câmeras de monitoramento do sistema da maior empresa provedora de internet no município estejam presentes nas fachadas de escolas.

A informação é do CEO da Fibralink, Rodrigo Barroso Gonçalves, também diretor de Microempresa da ACIM, e do gerente do Núcleo Integrado de Operações (NIOP), coronel Benedito Sabbá.

Rodrigo Barroso e Benedito Sabbá já haviam discutido o projeto, que só tomou forma após a sequência de ameaças de atentados às escolas da cidade, na última semana. O objetivo é que os estabelecimentos de ensino, sejam monitorados 24h, externamente, com a tecnologia das câmeras da Fibralink e com o sistema de rede da Segup.

Segundo Rodrigo, 60 escolas marabaenses possuem contrato com a Fibralink e podem colaborar para uma maior segurança, com acompanhamento em tempo real pela equipe do NIOP. Atualmente, como forma de cortesia, imagens de 10 centros educacionais já estão sendo controladas como fase inicial.

Em Marabá, há 16 câmeras da própria Segup espalhadas pela cidade. Diante da quantidade de escolas com o sistema de segurança da Fibralink e a disponibilidade voluntaria de cada uma, o monitoramento, pelo NIOP, na cidade mais que dobraria, aumentando a fiscalização não somente de crianças, jovens e professores nos horários de aula, mas da população na totalidade, já que também monitoraria vias públicas.

Rodrigo Barroso afirma que convênio é uma tendência internacional: “Por mais que seja uma demanda do governo do estado, a gente sabe que é difícil construir redes para transmissão de imagens. Então, por que não disponibilizar essas câmeras já instaladas de interesse da segurança pública para potencializar essas imagens e disponibilizá-las à Segup?”.

De acordo com Rodrigo, há uma estimava de existam 8 mil câmeras de clientes da Fibralink em Marabá. Diante disso, convida os usuários, em especial as escolas, a se apresentarem nas lojas da empresa para disponibilizarem as imagens das câmeras das fachadas de suas casas, comércios e centros educacionais.

Para os que possuem o interesse, mas não o sistema de monitoramento, a Fibralink fará a instalação de forma gratuita, cobrando apenas taxa de manutenção. A orientação é que, caso o cidadão queira contribuir, entre em contato diretamente com o diretor-executivo da empresa pelo e-mail: rodrigo@fibralink.net.br. Ou compareça até uma loja da Fibralink para manifestar seu desejo. (Fonte e fotos: Jornal Correio)