ACIM 50 anos – Do Baú da Associação: O visionário Gilberto Leite!

No dia 29 deste mês de novembro, há 9 anos, a ACIM e Marabá perdiam uma das maiores lideranças empresariais locais: o visionário Gilberto Leite. Presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, no biênio 2009-2010, e no ano de 2013. Durante quatro anos, ele lutou contra um câncer, mas nunca permitiu que a doença o abatesse nem deixou de lutar pelo desenvolvimento do município.

Abraçou causas como o Projeto Salobo, a revitalização do Distrito Industrial, o movimento “O Pará é que Vale”, a instalação da Aços Laminados do Pará (Alpa), a derrocagem do Pedral do Lourenção – e a consequente viabilização do Hidrovia Tocantins-Araguaia – e, por último, a construção de faixa rodoviária na nova ponte da Vale no Rio Tocantins.

Foi peça fundamental na construção do Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, nome escolhido pelo próprio Gilberto, para homenagear outro grande líder empresarial de Marabá. E ainda encabeçou grandes eventos como a X Ficam (Feira, da Indústria, do Comércio de da Cultura de Marabá)

Quem o conheceu de perto, o define como “pessoa da mais alta honestidade, generosidade e solicitude, sempre disposto a abraçar tudo o que fosse em favor de Marabá”. Alguns dos avanços sonhados por Gilberto Leite ainda não se concretizaram, outros ficaram pelo meio do caminho.

Mas os sonhos de Gilberto continuam sendo sonhados e servindo de inspiração para outros presidentes que vieram. E estão vivos na luta do dia a dia da ACIM, na certeza de que em breve se tornarão realidade e, de onde estiver, Gilberto estará feliz, pela ACIM e por Marabá!

(Ascom ACIM)