NOTICIAS Principais Notícias Sem categoria Slides

TRAZIDO PELA ACIM A MARABÁ, HELENILSON PONTES PALESTROU SOBRE OS “DESAFIOS DO PARÁ”

Aconteceu na noite de ontem, quarta-feira, 5, no auditório da Tratorpeças, a palestra “Desafios do Pará”, proferida pelo ex-vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, criador da Taxa Mineral, e presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD). O evento, promovido pela ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), teve também a participação do senador Zequinha Marinho (PSC/PA).

O encontro, coordenado pelo presidente da ACIM, João Tatagiba, teve a presença de diretores da entidade, que compareceram em peso, a fim de absorver informações sobre os desafios e as potencialidades do Pará e da região.

Apresentado por Tatagiba, Helenilson Pontes agradeceu ao convite da ACIM e passou a falar dos grandes desafios do Pará: Fiscal e Tributário, Ambiental, Fundiário e Produtivo; e apontou o que chamou de caminhos para a mudança: a tributação adequada dos recursos naturais, verticalização desses recursos, diversificação da base produtiva e valorização dos ativos ambientais.

Pontes também fez breve exposição da Economia do Pará em números, com informações sobre faturamento mineral, perdas com a desoneração das exportações, comércio exterior, investimentos público, taxa mineral e receitas.

Ao falar do desafio produtivo, Helenilson Pontes destacou que é preciso colocar o Estado para produzir para o paraense, “não para a grande indústria de mineração          que produz e leva o recurso embora”. “Produzir é realmente transformar o negócio como coisa fundamental para o nosso Estado”, refletiu ele.

“Como é que a gente transforma o nosso Estado num centro de desenvolvimento de biotecnologia, que aproveite a nossa biodiversidade, como é que a gente transforma o Estado aproveitando as potencialidades de cada região. E cada região do nosso Estado tem potencialidades diferentes”, ressaltou ele.

O senador Zequinha Marinho corroborou o discurso de Helenilson Pontes, reforçou que o Pará tem muitas potencialidades para avançar e solicitou aos empresários locais, representados pela ACIM, que acompanhem com atenção a Reforma Tributária.

O presidente da ACIM, João Tatagiba, propôs que seja criada uma ação conjunta, envolvendo o setor produtivo e representantes do setor público em Marabá, a fim de provocar a bancada do Pará, para que esta tome a posição adequada diante da Reforma Tributária em curso.

“Solicitei ao senador Zequinha Marinho e ele se propôs, de imediato, a mobilizar a bancada e a gente estude, com os nossos políticos em Brasília, um posicionamento mais específico em relação à questão fiscal do Pará, diante da Reforma Tributária que está em curso”, afirmou o presidente da ACIM.

Ao final, Tatagiba, agradeceu Helenilson pela palestra e enfatizou bastante a importância do assunto, encerrando em seguida a reunião.

ASCOM/ACIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *