NOTICIAS Principais Notícias Slides

ACIM PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE POLO METAL MECÂNICO NO MARANHÃO

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), Raimundo Nonato Araújo Júnior, e o presidente do Conselho Superior da entidade, Ítalo Ipojucan Araújo Costa, participaram, na última semana, em Açailândia (MA), a convite da Aço Verde do Brasil (AVB), do lançamento do Polo Metal Mecânico Aço Verde. Estiveram presentes no evento pelo menos, 20 empresas do setor metal mecânico com faturamento acima de R$ 200 milhões.

A AVB produz 500 mil toneladas, por ano, de aços longos a base oxigênio e gusa líquido. Depende de apenas 30 % de sucata.

Com mais de 30 anos de atuação no Maranhão, emprega 2.500 funcionários e acredita que a questão ambiental é essencial para fortalecer e diferenciar a AVB como produtor do primeiro aço verde do mundo, livre combustíveis fósseis, com uso de diversas tecnologias utilizadas dentro de uma moderna planta industrial, que não para de se desenvolver: a solução via carvão vegetal.

O que também é solução para um grande desenvolvimento social descentralizado, já que 60% dos funcionários da AVB estão alocados em regiões do Estado do Maranhão, exercendo atividades florestais em Grajaú, Barra do Corda, Urbano Santos, Chapadinha e Buriti, todas cidades de baixo desenvolvimento humano, contribuindo assim com o crescimento social nas regiões menos providas do Estado.

A AVB também investe constantemente na formação dos colaboradores, como instrumento de formação de técnicos e profissionais com curso superior. Já formou, junto com o Senai, mais de 400 técnicos, merecendo, por isso, o “Prêmio de Maior Parceiro Senai do Estado do Maranhão”. Contribui ainda com dezenas de pessoas no ensino superior, já tendo apoiado mais de uma centena de engenheiros.

“Estamos lançando o Polo Metal Mecânico Aço Verde, ao lado da usina. Serão 20 lotes para parceiros da AVB que queiram investir e beneficiar o aço verde. As empresas serão agraciadas com terreno subsidiado pela AVB, energia elétrica barata, benefícios fiscais federais, estaduais e municipais, além de logística favorável para o escoamento dos produtos aos mercados interno e externo”, garantiu o presidente da AVB, Ricardo Carvalho Nascimento.

Ele afirmou, ainda, que o novo empreendimento aproveita o potencial humano e logístico daquela região, além da matéria-prima de alta qualidade que é o aço verde, “produzindo assim diversos produtos subsequentes da cadeia, transformando oportunidades em realidade”.

ASCOM/ACIM, com informações do Jornal Pequeno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *