NOTICIAS Principais Notícias Slides

BATE-PAPO EMPREENDEDOR TEVE A EXPERIÊNCIA DE KARAM EL HAJJAR

O CONJOVE (Conselho de Jovens Empresários), órgão permanente da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), promoveu na noite de quarta-feira, 26, no Bar Maverick 73, mais um Bate-Papo Empreendedor. E o convidado foi o secretário de Planejamento e Controle da Prefeitura de Marabá, Karam El Hajjar. Ele é graduado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial, Captação de Recursos e Gestão Pública e está há 34 anos em Marabá, 13 dos quais dedicou à iniciativa privada. Nos últimos 18 anos, Karam, que é casado com Sandra Hajjar e pai de Tanira, 30 anos, e Felipe, 28, tem se dedicado ao serviço público municipal.

Na abertura do Bate-Papo de quarta-feira, o presidente do CONJOVE, Caetano Reis Neto, fez uma breve explanação sobre o que é e como funciona o Conselho de Jovens Empresários, especialmente aos convidados que não são associados a nenhuma das duas entidades empresariais. Deu as boas-vindas a Karam e passou a palavra ao segundo vice-presidente da ACIM, João Tatagiba.

Tatagiba falou da importância da Associação Comercial na vida da cidade e sobre como a entidade atua, sobretudo nas grandes questões que envolvem o desenvolvimento do município, num trabalho silencioso, mas cujo objetivo é sempre influenciar para que as decisões tomadas, em qualquer esfera de governo, sempre sejam favoráveis a Marabá.

Convidado a fazer uma breve apresentação do convidado, Albérico Roque, empresário e diretor da ACIM, que considera Karam El Hajjar “mais que um amigo, um irmão”, chegou a ficar com a voz embargada, tomado pela emoção falou pouco, mas definiu Hajjar como uma pessoa que carrega duas qualidades fundamentais a todo ser humano: humildade e gratidão.

Karam falou sua trajetória desde que chegou a Marabá, em janeiro de 1985, vindo do outro extremo do País, de Três de Maio (RS), convidado por um primo do pai dele, para trabalhar na área de supermercado. Explicou que, na época, as dificuldades para empreender eram enormes, se comparadas às de hoje.

“Tínhamos um problema sério de logística, não tinha estradas, não tinha distribuidores, tudo o que queríamos tinha de vir de São Paulo, a comunicação com o público era muito diferente da de hoje. Tudo era diferente”, resumiu Karam.

Aos jovens empreendedores ele passou a mensagem de que é preciso ter foco, destacou que empreendedorismo não se resume somente chegar e abrir o negócio. É preciso ter determinação, persistência, disciplina e, principalmente, observar os sinais. “Qualquer tipo situação apresenta sinais. E quando eles aparecem, você precisa tomar uma decisão e não pode ter medo de tomá-la”, aconselhou.

Karam conta que saiu da iniciativa privada por motivo de crise financeira que o obrigou a encerrar a atividade comercial. Porém, em 2001, após enfrentar anos difíceis, foi convidado pelo então prefeito de Marabá, o médico Geraldo Veloso – já falecido – para presidir o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá (Ipasemar).

“Foi um divisor de águas, fui tocando, com muito estudo, muito aprendizado. Eu nunca esperei as coisas virem para mim, sempre corri atrás. Corri atrás de conhecimento, de aprender, comecei a correr atrás de outras informações e hoje, graças ao conhecimento que eu tenho, sigo em frente”, resume Karam sua atuação na vida pública.

Novo Bate-Papo

O Bate-Papo Empreendedor com Karam El Hajjar foi o sétimo com o novo formato criado pelo CONJOVE em 2018. Até agosto do ano passado, era realizado no auditório da ACIM. Mas, a partir de setembro, passou a ter novo formato, fora da sede da Associação, em locais em que, após a palestra do convidado, o evento se transforma num happy our em que acontecem, networking, sorteio de brindes e até oportunidades de fechamento de negócios entre os convidados, tudo em uma atmosfera de confraternização.

Os primeiros convidados do novo Bate-Papo foram: Sueli Lara (O Boticário e quem disse, berenice?), Ítalo Ipojucan Costa (Hotel Del Príncipe e Locadoras Dakar e Lokar), Heitor Moura Gomes (Bar Maverick 73 e Adrenalina Hall; e juiz federal) Albérico Roque (Sinacom), Cláudia Felipe (Disbrava de Hyundai) e João Chamon Neto (Secretário Regional de Governo).

ASCOM/ACIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *