NOTICIAS Principais Notícias Slides

ACIM SE REÚNE COM O GOVERNADOR HELDER BARBALHO E SAI OTIMISTA DO ENCONTRO

No penúltimo dia do governo itinerante em Marabá, quinta-feira, 4, diretores da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) mantiveram audiência com o governador Helder Barbalho, no auditório da Sinobras. Na ocasião, o presidente da entidade de classe marabaense, Raimundo Nonato Araújo Júnior, apresentou ao governante estadual uma lista de reivindicações relativas ao Distrito Industrial local e a outros assuntos que afetam o setor produtivo.
Raimundo Júnior solicitou que um linhão de energia elétrica fosse estendido até a Sinobras a fim de que a siderúrgica possa expandir sua produção, rumo à verticalização do aço produzido em Marabá; e a desocupação de parte dos lotes – hoje ocupada por supostos sem-teto – em que se encontra a Correias Mercúrio, para que esta também possa expandir seu empreendimento.
O presidente da ACIM também solicitou a Helder Barbalho que entre em entendimentos com a Vale para que esta libere a outorga que detém, de 95% das áreas de mineração da região, as quais não tem interesse de explorar, para pequenas e médias mineradoras.
Outra reivindicação foi que o governador possa induzir a Vale a implantar uma siderúrgica em Marabá, a fim de gerar emprego e renda na cidade, que até hoje se ressente dos efeitos da desativação das siderúrgicas, entre outros pleitos.

Reunião com a Vale terá em pauta mais investimentos na região

Em seguida, o vice-presidente da Sinobras, Ian Corrêa, fez uma breve saudação ao governador do Pará, disse o quão a empresa se sentia honrada com a presença do governante estadual e manifestou o interesse de continuar investindo em Marabá, contribuindo com o crescimento do município. Em seguida, presenteou Helder com uma estatueta feita de aço.
Ao tomar a palavra, o chefe do Executivo Estadual agradeceu pela confiança que todos ali estavam demonstrando para com ele, antecipou que no próximo dia 12 manterá uma reunião, em Belém, com a Vale e a principal pauta será a ampliação dos investimentos da mineradora na região. Disse também que assinou decreto permitindo a isenção de 17% do ICMS para as operações de ferro-gusa.
O governador, ao ouvir as reivindicações, solicitou informações sobre cada um dos itens constantes na pauta entregue pela ACIM, e todas foram respondidas na mesma hora.

Governador elogia iniciativa da ACIM e diz que a Associação representa a sociedade

Acerca da iniciativa da Associação Comercial, em nome do empresariado local, Helder Barbalho elogiou o presidente da ACIM, disse que a entidade representa a sociedade e o governo deve ouvir a sociedade. “Cabe ao governo não atrapalhar”, enfatizou ele.
Helder anunciou, como prioridades, a partir da reunião com a ACIM: o reordenamento do Distrito Industrial de Marabá e organização e investimentos para a infraestrutura e indagou: “Como posso atrair riqueza, investimento, se não tenho um bom Distrito Industrial?”
O governante do Estado fez outros importantes anúncios: a instalação de 80 lojas do Magazine Luiza no Pará, ainda este ano, inclusive em Marabá, gerando 2 mil empregos, com dos Centros de Distribuição no Distrito Industrial local; e o início do derrocamento do Pedral do Lourenção ainda no segundo semestre deste ano.
Em relação à Sinobras, Helder Barbalho disse que “temos de prestigiar aqueles que prestigiam o nosso Estado” e afirmou que saía da siderúrgica com o dever de casa de colaborar para o crescimento de seus investimentos”. É nossa responsabilidade defender os interesses do Pará”, arrematou.

Presidente da ACIM diz que “é fantástico” um líder ouvir o seu povo

Ao avaliar a disposição demonstrada por Helder Barbalho em ouvir as demandas que lhe foram apresentadas e, sobretudo, em resolvê-las, o presidente da ACIM avaliou como “fantástico” o fato de um líder entender que governar para o seu povo é ouvi-lo e também trazer as soluções do Estado para que esse povo possa, então, cuidar das suas demandas.
“No nosso caso, de empreendedores, se pudermos investir naquilo que é o nosso DNA, o desenvolvimento, o empreendedorismo, a geração de emprego, a geração de renda, com o Estado se colocando numa posição de apoiador, de incentivador, destravando os pontos de dificuldade e oferecendo condições para que o empreendimento cresça e aconteça, só nos resta agradecer e louvar as atitudes de um governo que vem até seu povo para ouvi-lo e, muito mais que ouvi-lo, colocar em práticas as ações que são ansiadas e desejadas por esse povo, seja em que ambiente ou universo for, no da vida pessoal ou da vida empresarial”, disse Raimundo Nonato Júnior.

Helder Barbalho fala em “construir um ambiente de atração de negócios”

Na avaliação do governador, a busca do diálogo, por parte da ACIM, é muito importante. “Eu desejo a parceria com as entidades que representam os segmentos da sociedade. O governo deseja estar sempre aberto ao diálogo, ao aconselhamento, às críticas como também às contribuições que possam permitir que a gente possa acertar com políticas públicas como também com o aperfeiçoamento que permita a construção de um ambiente de atração de negócios. Nós estaremos firmes no intuito de garantir que este Estado seja um ambiente receptivo para a consolidação das atividades já existentes como também para atração de novos investidores, que possam gerar emprego renda e desenvolvimento local” afirmou Helder Barbalho.
Acompanharam o governador na reunião da Sinobras o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima; o chefe da Casa Civil, Parsifal Pontes; o secretário Regional de Governo, João Chamon Neto; a secretária de Estado de Comunicação, Vera Oliveira; e o líder do Governo na Alepa, deputado Chicão, entre outras autoridades. Eles foram recebidos pelo presidente da Sinobras, Vilmar Ferreira, pelo vice-presidente Ian Corrêa e demais diretores da siderúrgica.
ASCOM/ACIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *