NOTICIAS Principais Notícias

Secretário Regional de Governo se reúne com ACIM e reconhece a importância da entidade

A diretoria da ACIM – Associação Comercial e Industrial de Marabá – recebeu nesta quinta-feira (15), na sede da entidade, o secretário Regional de Governo Jorge Bittencourt. Ele assumiu no final de janeiro passado, com a missão de ser um braço do governo do Estado no sudeste do Pará. Traz a bagagem de conhecer a região há 15 anos, tendo passado pela Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins (Amat) e por vários órgãos governamentais.

Durante o encontro, ele ouviu do presidente da entidade, Ítalo Ipojucan Costa, sobre as demandas e o potencial da região em relação a ações de desenvolvimento.

Ítalo falou ainda de sustentabilidade, da necessidade de uma base estrutural para que o município e a região possam avançar e lembrou que, por várias vezes, houve uma falsa expectativa da vinda de empreendimentos por falta desse suporte.

O presidente da ACIM também destacou que a região é promissora para vários investimentos e lembrou que hoje Marabá já dispõe de profissionais qualificados, não sendo mais necessário que empresas que aqui se instalam tragam pessoas de fora.

Disse ainda que, por muito tempo a região ficou muito distante do governo do Estado e que a criação de um órgão como o Centro Regional de Governo era uma luta antiga e constante da ACIM, destacando que essa distância chegou até a fomentar o sentimento separatista, assim como aconteceu com o oeste paraense.

Jorge Bittencourt, por seu turno, ouviu tudo com atenção e salientou que a Secretaria Regional de Governo está abaixo do governador e acima dos secretários Executivos. Então, haverá um link direto com o chefe do Executivo.

Entretanto, haverá um órgão que irá dizer onde deve haver investimento e que tipo de empreendimento é mais adequado: o Conselho Regional de Desenvolvimento, no qual a ACIM terá papel preponderante.

Além dele, haverá as Coordenadorias dos vários segmentos, como Educação, Saúde, Assistência Social e outros. Na ocasião, Jorge Bittencourt solicitou à ACIM que indicasse nomes para os dois órgãos. No caso das Coordenadorias, a Associação deve indicar um nome para a que vai falar pelo Setor Produtivo.

No centro da imagem, Jorge Bittencourt, em momento de fala.

Jorge Bittencourt anunciou também que é a Secretaria Regional que vai comandar as obras do governo do Estado que estão em andamento nos municípios da região e as que estão programadas. Ou seja, os processos de licitação e contratação serão efetuados em Marabá e, o mais importante, com a interveniência da ACIM, o que dará oportunidade ao empresário local.

Avaliação

Bittencourt avaliou que a reunião foi muito importante para integrar os laços e todos caminharem juntos. “A ACIM representa essa síntese do setor mineral, do setor produtivo, tem essa pluralidade da economia da região sudeste do Estado e é representante legítima da economia da região”, disse o secretário.

Nesse processo de integração, segundo ele, vai ser muito mais fácil alcançar as políticas públicas para o desenvolvimento regional, “com a Acim participando, seja na Coordenadoria, seja no Conselho Regional de Desenvolvimento, que é o instrumento que vai pautar as ações do governo do Estado aqui na região”

“Então, o momento de ter esse encontro com a diretoria da ACIM é fundamental no caminhar em busca da geração de emprego, renda e desenvolvimento regional”, destacou ele.

Na opinião de Ítalo Ipojucan, essa aproximação do governo com a região é uma resposta dentro do que foi por tanto tempo esperado em termos de estruturação, de uma secretaria que vem preencher uma lacuna de deficiências que havia, de presença de governo, e celeridade em alguns temas.

“De forma que preenche as nossas expectativas com relação à abrangência de segmentos que ela traz no seu arcabouço, pois está muito bem estruturada. Eu acredito que dá condição de desenvolver um trabalho com respostas para todos os segmentos, tanto para estruturação dos serviços públicos, com parcerias com as prefeituras e as demandas que as prefeituras têm, com relação também com o setor produtivo e toda a sua dinâmica de debates”, salienta o presidente da ACIM.

Diretores da ACIM reunidos com Jorge Bittencourt, secretário Regional de Governo.

Ele afirma ainda que foi extremamente positiva a explanação do secretário, a interatividade dele com os setores, onde está se implementado os setores regionais, o setor produtivo e a visão particular dele dessa necessidade de produzir bons resultados a partir dessa convivência com os segmentos.

Acerca do convite feito à Associação para que indique nomes ao Conselho e à Coordenadoria, Ítalo afirma que é extremamente importante. “É uma pauta que nós debatemos diuturnamente, tem sido a nossa meta, sempre de como nós estamos trabalhando a Associação, debatendo o desenvolvimento regional, como vem segmentado em estruturas, por setores, é muito benvinda e nós vamos estar sim, participando desse trabalho, indicando nomes que possam participar desse conselho e desse segmento”.

O presidente da ACIM, entretanto, destaca como, talvez a peça mais importante dentro dessa formatação, a configuração e um Conselho Regional, composto por pessoas do sudeste do Estado, comprometidas com suas áreas de atuação e que, nesse arranjo do governo, vão levar ao governador os processos de decisão pautados pelo Conselho “e que naturalmente vão deter a condição de conhecimento técnico para subsidiar essas demandas que serão apontadas aí”.

Participaram ainda da reunião os diretores Eugênio Alegretti Neto, Mauro de Souza, Raimundo Nonato Araújo Júnior, Albérico Roque, João Tatagiba, Delano Remor e Ricardo Pugliese, este também secretário municipal de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência, Tecnologia e Turismo. Todos também fizeram questionamentos e trocaram ideias com Jorge Bittencourt.

Por ASCOM/ ACIM